É muito importante pensar bem antes de comprar uma peça de roupa para não adquirir itens desnecessários. Mas tem várias dicas para você consumir de forma mais consciente e não se arrepender.

Anote as perguntas que você deve fazer a si mesmo antes de comprar:

Eu tenho pelo menos três ou quatro peças que e combinam com essa peça?

Se você acha que sim, ponto positivo para adquirir. Se não tem roupas que combinem, descarte a possibilidade da compra. Não pense na peça isolada, pois é assim que nos empolgamos e compramos peças que não combinam com nosso estilo.

Será que eu tenho alguma coisa parecida ou idêntica a essa em casa?

Se você tem, não tem porque comprar e ficar com várias roupas iguais.

Eu preciso mesmo disso?

É sempre bom se questionar se você realmente precisa disso. Porque às vezes você realmente precisa daquela vestimenta para usar no trabalho ou em alguma ocasião especial.

Essa peça tem a ver comigo?

É essencial você parar para refletir se essa peça tem a ver com você e com o seu estilo. Se não tiver a ver com você, não arrisque.

Eu estou comprando só porque está muito barato?

Questione-se se você não está querendo comprar uma peça só pelo valor mais barato, em uma liquidação, por exemplo. Repense se você realmente vai usar aquela peça, não se deixe levar apenas pelo preço.

É uma tendência passageira?

Será que não é uma peça apenas de tendência, que você vai usar uma ou duas vezes e depois não vai mais conseguir usar? Se a roupa combina com você e com outras peças que você já tem, aí sim, vale a pena comprar. Mas se for apenas uma tendência passageira, provavelmente é um item que vai ficar jogado no armário depois que ‘sair da moda’.

Dica bônus: sempre experimente!

Essa não é uma pergunta, mas vale lembrar. Nunca compre um produto antes de experimentar, mesmo que o traje esteja perfeito no manequim e seja do seu tamanho, apenas na hora que você experimenta é que você consegue ver como fica no corpo.

Moda consciente não é parar de comprar roupas, mas sim refletir antes de consumir. Pensando assim, você para de consumir desenfreadamente coisas que não tem a ver com sua personalidade, economiza e ainda reduz os impactos negativos do mundo da moda.

Para mais dicas de moda consciente, inscreva-se no canal Desavesso no YouTube.

Autor

Jornalista apaixonada por moda e youtuber nas horas vagas.

Deixe o Seu Comentário