Hoje, 28/01, é o dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, e nós do Desavesso viemos lembrar porque  é importante prestar atenção antes de comprar alguma peça de roupa, e o que você pode fazer para não contribuir com esse tipo de triste realidade que ainda hoje acontece.   

Com a terceirização e quarteirização do serviço de costura de grandes magazines para oficinas menores, nem sempre há o monitoramento das situações em que as roupas são produzidas e as condições que os trabalhadores são submetidos. Não por acaso diversas marcas aqui no Brasil e fora já tiveram oficinas descobertas onde os trabalhadores viviam em condições degradantes e em alguns casos recebiam pela produção de uma peça um pagamento 139 vezes menor do que o valor que o produto seria vendido.

Nunca é demais buscar informação sobre as marcas e grifes que você consome, dar um Google no nome da marca, procurar os relatórios nos sites, e também no site do Ministério Público e verificar se há alguma denúncia ou investigação contra ela, isso é   fundamental pra quem quer fazer um consumo consciente. E se o nome da sua marca favorita  estiver envolvido em alguma investigação é hora de repensar sobre ela.

Algumas ferramentas podem ser usadas na seleção de marcas confiáveis. O aplicativo Moda Livre, criado pela ONG Repórter Brasil, mostra o grau de responsabilidade de 131 marcas nacionais e importadas, e está disponível para iOS e Android. Outro documento importante é o Índice de Transparência do Fashion Revolution Brasil, que reúne informações sobre 20 marcas brasileiras, disponível nesse link: http://bit.ly/baixeoindicebr.     

No ano passado nós do Desavesso fomos convidadas para participar de uma ação do Ministério Público do Trabalho , o somoslivres.org, de combate ao trabalho escravo na indústria da moda. Conhecemos mais sobre o tema e ficamos super felizes de ver que muitas pessoas e entidades estão envolvidas nessa causa, porém percebemos que ainda há muito o que fazer especialmente nós consumidores. Fizemos um vídeo falando sobre esse tema com dicas especiais, e você pode ver a seguir: https://youtu.be/eqSzr_Y7E74


Para se tornar um aliado na luta contra o trabalho escravo no mundo da moda acesse
www.youtube.com/desavesso e torne-se um consumidor mais consciente você também!

Deixe o Seu Comentário