Hoje o recurso mais escasso e precioso que existe para a nossa sobrevivência é a água. O mundo carece de recursos hídricos que antes eram abundantes, as cidades grandes como São Paulo passam cada vez mais por uma escassez que provoca grandes mudanças nos hábitos urbanos. Mas você já parou pra pensar que o que você compra também impacta no consumo excessivo ou na preservação da água? Uma maneira de diminuir o impacto ambiental no consumo de água relacionado a moda é economizando na lavagem de roupas, ou ainda utilizando a água que seria descartada para outras atividades domésticas, como lavar o quintal por exemplo.

Uma pesquisa desenvolvida pela Vicunha e a o Portal Ecoera identificou os números do consumo de água na produção de uma calça jeans. O projeto Pegada Hídrica verificou ainda que a maior porção de água impactada com a produção da calça não está exatamente no consumo mas sim está nos efluentes gerados em cada etapa do processo. Quer dizer que quando produzimos uma calça a natureza terá que usar uma certa quantidade de água para diluir o que foi recebido de rejeito da industria têxtil. E isso provoca um enorme alerta para que nós consumidores estejamos atentos às marcas que consumimos e exijamos o tratamento dos efluentes gerados pela indústria.

São números muito interessantes mas que por si só não bastam, cabe a nós a partir de agora cobrar por melhorias pois queremos continuar vestindo calças que nos deixem lindas e em paz com a mãe natureza.   

Write A Comment